Notícias do TST

domingo, 24 de setembro de 2017

eSocial, que será obrigatório a partir de 1º de janeiro, tem apenas 0,01% das grandes empresas cadastradas

Nos primeiros 30 dias de teste do sistema do eSocial para as empresas, somente 800 companhias se cadastraram na plataforma da Receita Federal. O número representa 0,01% das 8 milhões de empresas, que empregam mais de 40 milhões de trabalhadores, e que terão que fazer o cadastro no sistema, cuja utilização será obrigatória a partir de 1º de janeiro de 2018, para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais.

Já em 1º de julho de 2018, o eSocial será obrigatório para todos os empregadores do país, incluindo os pequenos. No primeiro mês, contadores das empresas relataram que entre as principais dificuldades para implementação da plataforma estão: adequação dos sistemas das companhias ao da Receita, alterações operacionais, além de certa instabilidade na plataforma.

Uma pesquisa da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) sobre o eSocial revelou que somente 4,4% estão prontas para a operação do novo sistema. O levantamento mostrou que 42,9%, das 1.332 companhias avaliadas, ainda não iniciaram a implantação, enquanto o restante está começando a se adaptar agora (29,1%) ou em fase intermediária (23,7%).

O principal desafio, segundo o relatório, é conseguir reestruturar os processos internos. Outra pesquisa, desta vez com 487 empresas de diversos setores realizada pela Sage, empresa especializada em software de gestão, aponta que 39% dos entrevistados estão inseguros sobre o cumprimento do prazo final para a adequação dos processos e sistemas.

O número reflete, na avaliação do diretor da Fenacon, a resistência das empresas em deixar de lado alguns procedimentos equivocados, como admitir o funcionário sem enviar toda a documentação necessária para o registro. "Esses maus hábitos, que apesar de serem proibidos pela legislação eventualmente acontecem, não vão poder ocorrer mais porque todos os dados terão de ser informados no eSocial", explica Donin Júnior.

A Receita informou que a implementação da ferramenta está “acontecendo da forma esperada e o sistema está respondendo bem”. De acordo com o fisco, a maior parte das empresas já cadastradas é de organizações que atuam no desenvolvimento dos softwares de integração, além de empresas de contabilidade. O sistema informatizado eSocial foi disponibilizado para acesso ao ambiente de testes para todas as empresas, no dia 1º de agosto.

Quando for totalmente implementado, o eSocial representará a substituição de 15 prestações de informações ao governo – como GFIP, RAIS, CAGED e DIRF – por apenas uma. De acordo com o Comitê Gestor, a implantação do período de testes tem como foco a adaptação das empresas ao sistema e o aperfeiçoamento da plataforma por parte do governo federal.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da matéria.